quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Estreia do No Mundo da Bola na Revista Ilustrada- Década de 1940

Caros radio-ouvintes,

como o novo formato de No Mundo da Bola reestreou nesta semana, trago para a curiosidade de muitos, uma resenha datada na década de 1940, pela coluna Rádio Esportivo, cujo editor foi Levy Kleiman. À época, ele trouxe ao público o novo programa que iria revolucionar a radiofonia esportiva, na apresentação do Antônio Cordeiro.

Deixarei em público para que vocês se deliciem com a matéria bem antiga.


Um abraço,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com




Re-estreia do Programa No Mundo da Bola- ao Vivo

Olá, radionautas,



como foram de recesso do carnaval. Tudo bem?! Deixei para começar a postagem para depois do carnaval, pois a maioria estava viajando.

Na última segunda-feira, dia 18 de fevereiro, reestreou AO VIVO, das 20 horas às 21 horas, o programa esportivo mais tradicional do rádio do Brasil, o No Mundo da Bola.

Criado por Antônio Cordeiro na década de 1940, foi um dos programas com maiores índices na Era de Ouro do rádio no Brasil, compreendida entre os anos 40 e 50, encampadas pela outrora Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Aqui, vai uma edição do programa que foi ao ar em 1949, cuja apresentação foi de Antônio Cordeiro, em 3 tempos: a abertura, o programa em si e o encerramento.

A Fonte: Portal da EBC 

O programa vai ao ar, de segundas às 6ªas feiras, das 20 hs às 21 hs, após a Voz do Brasil.
________________________________________________________________

Editorial sobre o Programa Reformulado:

Demorei um pouco para postar algo a respeito, pois não tinha ouvido o programa de estreia por razões pessoais. Mas ontem, 3ª feira, dia 19 de fevereiro, acabei escutando. Sinceramente? O Carlos Borges, narrador principal e âncora do programa, arrebentou na apresentação, com improvisos. Muito bom e o restante da trupe, também não deixou a desejar. O programa ficou dinâmico e leve com a apresentação do Waldir Luiz, Alberto Léo e Márcio Guedes. No programa de estreia, teve o Zico como convidado. Ontem, foi o Renato Gaúcho e hoje, não sei.

________________________________________________________________

Um abraço,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Anúncio do Show de Bola no Ar...- Rádio Nacional


Esta foto aí de cima relembra uma chamada para o "Show de Bola Nacional"(não sei se foi de jornal ou de alguma revista especializada), na época que José Carlos Araújo(deve ser no final da décda de 70 para o início dos anos 80) era o narrador principal e também o chefe da equipe esportiva da emissora

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

Programa Caminhos da Reportagem- 75 anos da Rádio Nacional

Olá, dialistas,

em setembro de 2011, quando a Rádio nacional carioca fez 75 anos, um programa da Empresa Brasil de Comunicação(EBC), o programa Caminhos da Reportagem, que teve a reportagem de Neise Marçal, reverenciou a programação atual da Emissora da Praça Mauá.

VALE A PENA CONFERIR! O vídeo é do Youtube, cujo autor é a própria EBC.


 

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com 

Exposição sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro na Caixa Cultural em 2012

Olá dialistas,

de 8 dezembro de 2012 até 24 de fevereiro de 2013, a Caixa Cultural da Sé, em São Paulo, fez uma exposição gratuita sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro contando as histórias das radionovelas, do jornalismo, dos programas de auditório, dos anúncios e também do futebol pelo rádio.

O tema desta exposição é: "Uma Rádio Ligando o Brasil- Memória da Rádio Nacional", cuja curadoria é de Priscila Correa, historiadora da Universidade de São Paulo e especializada em música brasileira no século XX.

Eis aqui o release do que se trata a exposição da Caixa Cultural da Sé, em São Paulo, sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro:


" CAIXA CULTURAL LIGA SÃO PAULO À MEMÓRIA DA RÁDIO NACIONAL
Público pode conhecer a história da mítica Rádio Nacional e seu rico acervo de discos, gravações e imagens

*O animador César de Alencar e
o cantor Luiz Gonzaga 

Fonte:Internet
______________
 

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 08 de dezembro a 24 de fevereiro de 2013, o projeto “Uma Rádio Ligando o Brasil: Memória da Rádio Nacional”. O projeto é composto de 75 fotografias do acervo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro impressas em fine art, e sonorização com programas e gravações da rádio sob guarda do Museu da Imagem e do Som (MIS/RJ) ambientada em expografia, que retoma os ambientes do estúdio e do auditório da Rádio Nacional. A exposição tem curadoria do historiador Carlos Eduardo França de Oliveira e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.


O projeto procura trazer não só a história da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com seus acervos de imagens e sons, mas também resgatar a sua importância na história brasileira, sobretudo na primeira metade do século XX, quando foi protagonista de um complexo processo de construção do ideário nacional e da centralização do país. Nessa história foram criados verdadeiros mitos, como Ary Barroso, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Carmem Miranda e sua irmã, Aurora, o Repórter Esso, dentre outros.


A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada às 21 horas do dia 12 de setembro de 1936 com a célebre frase de Celso Guimarães: "Alô, alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!", seguida dos acordes de Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense, marcando aí o início da “era do Rádio” no Brasil.


Tal como hoje na televisão, chegar aos microfones da Rádio Nacional do Rio de Janeiro era símbolo de prestígio e de ascensão social. No Brasil, o rádio foi também ferramenta de construção da nacionalidade. Até sua introdução, o Brasil era - e ainda é - composto por realidades extremamente diversas, as quais, diferentemente de hoje, pouco se comunicavam. Daí os esforços empreendidos durante o governo Vargas para consolidar a ideia de nacionalidade, de centralizar o poder e de controlar as comunicações.


A Rádio Nacional do Rio de Janeiro teve um papel fundamental na história brasileira, não apenas sob a ótica das comunicações, mas também nos hábitos, na política, na educação e na criação da identidade nacional. Seus acervos jamais foram expostos anteriormente e suas gravações são pouco conhecidas do grande público. Trazer essas coleções reunidas numa exposição permite aos mais jovens um mergulho em um universo histórico denso e fascinante e, aos mais velhos, um reencontro com a memória de sua infância e a de seus pais e avós.

  

Contatos: Rodrigo Silva (Coordenador Geral) 11 99602-7689 11 2628-5049


Serviço:

Exposição “Uma Rádio Ligando o Brasil: Memória da Rádio Nacional”

Abertura para convidados e imprensa: 08 de dezembro de 2012 (sábado), às 11h

Visitação: 08 de Dezembro de 2012 a 24 de Fevereiro de 2013

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Audição comentada de gravações da Rádio Nacional: 12/01/2013 às 15h

Local: CAIXA Cultural São Paulo– Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca

Recomendação etária: livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal "
_______________________________________________________________________
Espero que esta exposição venha para a Caixa Cultural Carioca e rode todo o Brasil. VALE A PENA CONFERIR!

Aqui embaixo, vou exibir uma reportagem da TV Brasil, do dia 09 de dezembro de 2012, sobre esta exposição que estou informando,


 
 
 Um abraço Sonoro,
Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com  

Áudio- Bangu x Vasco da Gama- 02/06/2002

Olá Dialistas,

o post de hoje será em homenagem ao meu Bangu, que jogará no próximo domingo, 03 de fevereiro, em São Januário, às 19:30 horas.

Em 2002, mais precisamente em 02 de junho,o Bangu enfrentou o Vasco, também em São Januário e  sapecou por 4 tentos(2 gols do Fabiano,1 do Renatinho e 1 do Zada a 1 para o Vasco da Gama.

 A narração foi de Carlos Borges e nos comentários, José Silvério.

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com