sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Exposição sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro na Caixa Cultural em 2012

Olá dialistas,

de 8 dezembro de 2012 até 24 de fevereiro de 2013, a Caixa Cultural da Sé, em São Paulo, fez uma exposição gratuita sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro contando as histórias das radionovelas, do jornalismo, dos programas de auditório, dos anúncios e também do futebol pelo rádio.

O tema desta exposição é: "Uma Rádio Ligando o Brasil- Memória da Rádio Nacional", cuja curadoria é de Priscila Correa, historiadora da Universidade de São Paulo e especializada em música brasileira no século XX.

Eis aqui o release do que se trata a exposição da Caixa Cultural da Sé, em São Paulo, sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro:


" CAIXA CULTURAL LIGA SÃO PAULO À MEMÓRIA DA RÁDIO NACIONAL
Público pode conhecer a história da mítica Rádio Nacional e seu rico acervo de discos, gravações e imagens

*O animador César de Alencar e
o cantor Luiz Gonzaga 

Fonte:Internet
______________
 

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 08 de dezembro a 24 de fevereiro de 2013, o projeto “Uma Rádio Ligando o Brasil: Memória da Rádio Nacional”. O projeto é composto de 75 fotografias do acervo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro impressas em fine art, e sonorização com programas e gravações da rádio sob guarda do Museu da Imagem e do Som (MIS/RJ) ambientada em expografia, que retoma os ambientes do estúdio e do auditório da Rádio Nacional. A exposição tem curadoria do historiador Carlos Eduardo França de Oliveira e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.


O projeto procura trazer não só a história da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com seus acervos de imagens e sons, mas também resgatar a sua importância na história brasileira, sobretudo na primeira metade do século XX, quando foi protagonista de um complexo processo de construção do ideário nacional e da centralização do país. Nessa história foram criados verdadeiros mitos, como Ary Barroso, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Carmem Miranda e sua irmã, Aurora, o Repórter Esso, dentre outros.


A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada às 21 horas do dia 12 de setembro de 1936 com a célebre frase de Celso Guimarães: "Alô, alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!", seguida dos acordes de Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense, marcando aí o início da “era do Rádio” no Brasil.


Tal como hoje na televisão, chegar aos microfones da Rádio Nacional do Rio de Janeiro era símbolo de prestígio e de ascensão social. No Brasil, o rádio foi também ferramenta de construção da nacionalidade. Até sua introdução, o Brasil era - e ainda é - composto por realidades extremamente diversas, as quais, diferentemente de hoje, pouco se comunicavam. Daí os esforços empreendidos durante o governo Vargas para consolidar a ideia de nacionalidade, de centralizar o poder e de controlar as comunicações.


A Rádio Nacional do Rio de Janeiro teve um papel fundamental na história brasileira, não apenas sob a ótica das comunicações, mas também nos hábitos, na política, na educação e na criação da identidade nacional. Seus acervos jamais foram expostos anteriormente e suas gravações são pouco conhecidas do grande público. Trazer essas coleções reunidas numa exposição permite aos mais jovens um mergulho em um universo histórico denso e fascinante e, aos mais velhos, um reencontro com a memória de sua infância e a de seus pais e avós.

  

Contatos: Rodrigo Silva (Coordenador Geral) 11 99602-7689 11 2628-5049


Serviço:

Exposição “Uma Rádio Ligando o Brasil: Memória da Rádio Nacional”

Abertura para convidados e imprensa: 08 de dezembro de 2012 (sábado), às 11h

Visitação: 08 de Dezembro de 2012 a 24 de Fevereiro de 2013

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Audição comentada de gravações da Rádio Nacional: 12/01/2013 às 15h

Local: CAIXA Cultural São Paulo– Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca

Recomendação etária: livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal "
_______________________________________________________________________
Espero que esta exposição venha para a Caixa Cultural Carioca e rode todo o Brasil. VALE A PENA CONFERIR!

Aqui embaixo, vou exibir uma reportagem da TV Brasil, do dia 09 de dezembro de 2012, sobre esta exposição que estou informando,


 
 
 Um abraço Sonoro,
Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário