domingo, 7 de abril de 2013

Dia 7 de abril- Dia do Jornalista(UM GRANDE DESABAFO)

Caros, radionautas,

hoje, dia 7 de abril, é uma data que a meu ver, não é para ser festejada e nem muito comemorada, digamos. 

Formada há quase 4 anos, com 2 blogs com relativo sucesso, eu, a JORNALISTA Maria Isabela Guedes, cuja "assinatura" é Isabela Guedes, estou desempregada e com INÚMEROS "tapinhas nas costas" por me considerarem uma BOA JORNALISTA e, na hora de me empregarem, saem fora. É um círculo muitíssimo fechado, onde só entram aqueles que são caros para quem os interessa. 

Vaidades, talvez. No entanto, uma certa tristeza pela profissão que eu "abracei" e, ao perceber que o "mérito" não vêm daqueles que estudam as teorias de Mac Luhan ou Adorno. Ou, quiçá, tenta relembrar o bom e velho "portuga", de outroras ocasiões viram com a "Tia Teteca" e pelo armazenamento no "HD" nas massas cinzentas e branca ficam dispersas por "n" motivos. Enfim. Não cabe a mim a questionar o mérito nos erros e acertos no português. O meu questionamento é uma falta de ética e de pespectivas daqueles que sonham SER E ESTAR JORNALISTAS. Olha, a realidade é bastante árida e dura, porquê só quem entra para fazer parte do seleto Hall de jornalistas se você é amigo de Cicrano. Caso contrário, estará fora pelo SISTEMA.

Fere-me(ah, dane-se se é ênclise, mesóclise ou próclise) VER nas redes de Tv, Rádio e Internet pessoas que NÃO SÃO JORNALISTAS fazendo papéis de JORNALISTAS. O caso bem mais recente é ou foi de Ronaldinhos "Fenômeno", Edmundos, Rubinhos Barrichelos, Lucianos Burtis e tantos outros que estão "pela aí" e a pseudo democracia fica AMORDAÇADA pela maldita DITADURA disfarçada que ainda ASSOLA O NOSSO BRASIL em pleno século 21!(A dita anda dura em plena Democracia).

Quando pequena, quis ser médica. Infelizmente ou felizmente, fui ser e estar JORNALISTA. Não, não sou o tipo de pessoa que "apura"(caham) qualquer matéria para ter um Ipobre e ter "aplausos"("narizes de cera", "barrigas", "cerões" ou gente, computador está barato, a internet em banda larga em casa está cada vez mais barata e porquê não usarmos estas ferramentas para sermos cidadãos melhores, questionadores e cidadãos mais honestos a que deveríamos estar propensos quando abertura estava se abrindo no começo dos anos 80.

Ética? Ah, faça-me RIR! DIPLOMA para JORNALISTAS virou LITERALMENTE ROLOS DE PAPÉIS DE HIGIÊNICO como "previ" em 2009 quando o Congresso aprovou pelo fim do diploma para jornalistas. Enfim. Não temos ética, não temos moral. Infelizmente, embevecidos por uma falsa alegria e de que tudo está "tudo bem" embaladas por canções como "Lek Lek Lek" e NINGUÉM QUESTIONANDO DIRETAMENTE o porquê cantamos esta "canção" que NÃO ME REPRESENTA. Onde há a falta de HUMANIDADE nas pequenas coisas. Enfim... VAMOS À LUTA!

Deixarei aqui, uma das inúmeras letras do QUERIDO GONZAGUINHA, denominada "Pacato Cidadão). E, quem sabe, a SOCIEDADE BRASILEIRA caia, de fato, em si, de que podemos fazer muito mais ao estarmos mais cientes do nosso papel no País(não só querendo DIREITOS e sim, termos e obtermos e agradecermos por também termos DEVERES A CUMPRIR).


Um Abraço,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com
___________________________


Pacato Cidadão 

Gonzaguinha

E eu nem atino, mas, todos os dias,
Calmamente, assassino meu vizinho de cima.
E, pela cidade, sem qualquer maldade,
Mato, tranqüilamente,
Que se me ponha na frente.
Através dos suores, humores e gestos e olhares
(Atitudes que a barra da vida põe em nossas mentes).

E, assim, de repente, deixei de ser gente,
Sou mais um bicho na rua pra vencer qualquer batalha.
Um novo Cristo se malha num poste,
Amarrado,
Pra lavar nossas dores desses dias tão pesados.
Mais um pacifista se iguala à policia e ao ladrão,
Um pai de família: pacato cidadão,
Que não nota que o filho
Só ouve e repete
Simplesmente
A palavra
Não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário