terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Foto do Dia:O Cantor Cauby Peixoto festeja a Primeira Vitória do Brasil na Copa de 1958

Olá, Dial (istas),

como estou adquirindo aos poucos, o material da Rádio Nacional e à sua equipe esportiva, achei na internet, fotos da Copa de 1958, que a Nacional transmitiu na Suécia com o então famoso "Sistema Duplo" de narração. Ou seja, Osvaldo Moreira e Jorge Curi narravam cada etapa, dividindo assim, a "latinha".

Eis a foto inaugural(Crédito: Rádio Nacional):



 Jorge Cury e Oswaldo Moreira dividiam a " latinha" em cada etapa do certame na Suécia, em uma transmissão esportiva. Eles emocionavam os brasileiros através dos altofalantes espalhados pela então Capital Federal. Espiem e reparem quem está segurando uma "bandeirinha" do Brasil após a vitória do escrete canarinho sobre à Áustria, na estréia do Mundial de 1958? "Conceiçãaaaaaaaaaaaaao"... Sim, era Ele: Cauby Peixoto. Para as novas gerações, ele foi um dos artistas mais bem queridos pelo público(nas décadas de 40 e 50), cantava bem, era considerado um galã para época e um dos mais assediados artistas da Rádio Nacional, na foto, estava em uma caravana pelo Rio de Janeiro, divulgando e comemorando o resultado fazendo "cartaz" para a "Emissora da Praça Mauá". Felizmente, Cauby está com mais de 80 anos e mora em São Paulo. Infelizmente, a grande mídia carioca não dá espaço para ele e ele, atualmente mora em São Paulo, cantando os seus sucessos em bares na capital paulistana.

 ______________________________________________________

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com



Agradecimento 2: Anderson Cheni(Cheni no Campo)

Olá, dialistas,

aqui vai mais um agradecimento, este mais do que especial: ao jornalista renomado Anderson Cheni, no seu Cheni no Campo pela divulgação dos meus trabalhos como JORNALISTA.

Um abraço,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

Agradecimentos e Obrigada pela Força no Rádio Nacional Paixão Clube aos Michel Menaei e Marcelo Delfino

Olá, dialistas,

agradeço o carinho recebido pelos jornalistas Michel Menaei e Marcelo Delfino por já creditarem o Rádio Nacional Paixão Clube nos respectivos Rádio de Verdade e Rádio RJ- Twitter.

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com


Roberto Pôrto- Texto: "O Rádio Esportivo Mudou Minha Vida"

Caros Dialistas,

o renomado jornalista Roberto Porto, foi radialista da Rádio Naacional em 2 oportunidades na equipe esportiva. 

Em um dos textos que eu porei aqu, no seu Direto da Redação,que foi publicado em 29 de janeiro de 2012(curiosamente há exatamente 1 ano atrás) , Pôrto descreve que o rádio esportivo mudou a sua vida e conta um pouco a experiência em trabalhar na Rádio Nacional carioca.


Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com
_________________________________
 

O rádio esportivo mudou minha vida

 (Por Roberto Porto)


"Rio - Sempre gostei do rádio. Hoje, desconfio (vejam que utilizei o verbo desconfiar) que foi minha paixão pelo rádio, desde garoto, que me levou ao jornalismo esportivo, aplicando um pontapé na carreira de advogado. Minha mais remota lembrança do rádio esportivo é de meu pai – este sim um advogado vitorioso – tentando sintonizar, em Laranjeiras, onde morávamos, uma partida de futebol numa tarde de domingo. Hoje, por dever de ofício, sei que ele lutava para escutar, em ondas curtas, um jogo Argentina x Brasil, no Campeonato Sul-Americano de 1946, em Buenos Aires, partida que o Brasil me fez o favor de perder de 2 a 0.

Daí em diante, o rádio passou a fazer parte de minha vida de garoto. Escutei alguns jogos de 1948 – Botafogo campeão carioca – e em 1950 acompanhei toda a maldita Copa do Mundo com um rádio moderno comprado por meu pai, Nélson Porto. Aliás, só não ouvi Brasil x Iugoslávia porque ele me levou ao lotado Maracanã. Aí não houve jeito: passei a ser ouvinte assíduo de ‘No Mundo da Bola’, apresentado diariamente à tarde por Antônio Cordeiro na Rádio Nacional. Chovesse ou não chovesse, tivesse que estudar ou não, lá estava eu escutando Antônio Cordeiro.
Além de Cordeiro, passei a conhecer e reconhecer as vozes de Jorge Cury, Sérgio Paiva, Jorge de Souza, Luís Alberto (comentarista) e Valdir Amaral, entre outros. Mas não abandonava os outros, como Ary Barroso, José Maria Scassa (comentarista), Doalcey Bueno de Camargo e Benjamim Wright (comentarista), pai do hoje também comentarista José Roberto Wright. Cheguei ao exagero de reconhecer, pelo estilo, César de Alencar, que ficava atrás do gol. César, por sinal, de tão agradecido que ficou, ao ouvir seu nome em um programa criado por mim, na Rádio Nacional, fez questão de me conhecer pessoalmente quando andei por lá na década de 80.
Por isso, não vacilei quando recebi um convite, em 1981, para integrar a equipe de José Carlos Araújo na Rádio Nacional, na Praça Mauá. Fiquei conhecendo pessoalmente um monte de gente que só conhecia pela voz, como o próprio José Carlos, Washington Rodrigues, Deni Menezes, José Cabral, Luiz Mendes, Maurício ‘Danadinho’ Menezes e um bando de repórteres. Da Nacional, apesar do gosto pelo rádio, saí para trabalhar com José Inácio Werneck, no Jornal do Brasil, mas acabei voltando, já que José Carlos Araújo havia ido para a Globo e deixara mais espaço na Nacional, já sob o comando de Teixeira Heizer e Doalcey Camargo.
Da Nacional – que mora no meu coração, assim como o Jornal do Brasil – passei para a Rádio Tupi, na Rua do Livramento, a convite de Luiz Penido. Como na Nacional, sempre trabalhei como comentarista de jogos e de um programa noturno apresentado por Luiz Ribeiro. E foi lá na Tupi que inventei a história do suicídio de um porco e quase tirei a emissora do ar. Infelizmente, não por causa do suposto suicídio do porco, não demorei muito na Tupi. Mas logo estava na Rádio Globo para trabalhar com o verdadeiro fenômeno que era Haroldo de Andrade. De ruim, só tinha o horário: chegava à rádio às cinco horas da manhã e saía meio-dia.
Mas na Rádio Globo – que me deu um tratamento todo especial – não fazia esportes. Com a morte do escritor Hélio Thys, fui encarregado de escrever diariamente o famoso ‘Bom Dia de Haroldo de Andrade’. Teoricamente, eu deveria reescrever as cartas que chegavam à nossa pequena redação, mas isso não ocorreu. As cartas eram ruins e mal escritas. Qual foi a solução? Passei, eu mesmo, a escrever as tais cartas, e ainda me dava ao luxo de, no final, dar o conselho ponderado de Haroldo de Andrade aos ‘ouvintes’ aflitos com os problemas que viviam.
Mas Haroldo – fantástica figura humana – rompeu contrato com a Globo e tive que sair, juntamente com Márcio de Souza e Wilson Silva (excelente repórter). Como me mudei para a Barra da Tijuca, ingressei na Rádio Melodia, evangélica, a convite de Wilson Silva. Na Melodia, diga-se de passagem, não tinha a liberdade que gozava na Globo. O ‘Bom Dia da Melodia’, que ficava sete minutos no ar, passava pelas mãos de um pastor. E eu não podia falar em sexo, traições de mulheres e maridos, etc e tal. Saí pela tangente e criei demônios e tinhosos que tentavam os ouvintes a cometerem pecados. E foi um sucesso. Pena que o dono da Melodia envolveu-se numa negócio ilícito e tive que sair, sem que o pastor vetasse uma única e escassa ‘história’ que eu inventava em casa e mandava pela internet.
Esta é a minha história no rádio e da qual sinto saudades até hoje."

domingo, 27 de janeiro de 2013

O Rádio Nacional Paixão Clube em Luto pelas Vítimas em Santa Maria/RS

O Blog Rádio Nacional Paixão Clube, se solidariza aos brasileiros, familiares e amigos, pela morte/ pelo "desencarne coletivo" dos mais de 200 botões novos(jovens) que se divertiam numa boate em
Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada de hoje(domingo).



Um abraço sonoro bem entrestecido,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com




Site da Rádio Nacional- Copa do Mundo na Suécia, 1958

Olá, rádionautas,

o portal da Empresa Brasil de Comunicação(EBC), fez um página comemorativa pela primeira conquista do Brasil, na Copa de 1958, na Suécia por 5 a 2.

Aqui, mais adiante, vai um trecho do texto do sitio Rádio Nacional, e infelizmente não consegui  aqui disponibilizar um dos trechos do áudio, que são 6. No entanto, porei uma narração do André Luiz Mendes, "irradiado" diretamente da Inglaterra, em um jogo comemorativo que a Rádio Nacional transmitiu em 2008, onde ganhamos por 1 a 0, na Suécia.

Crédito: Portal da EBC- Empresa Brasil de Comunicação

_________________________________________


 "(...)
Em 2014, a seleção brasileira busca o hexacampeonato na Copa do Mundo sediada no Brasil. Assim como nas últimas edições da competição, o país desponta como um dos favoritos para levantar a taça. Muito desse temor que os adversários têm em relação ao “escrete canarinho” começou a se desenhar após a Copa de 1958, disputada na Suécia.
Para você relembrar um pouco mais deste momento histórico, o Portal EBC disponibiliza, nesta página, o áudio original da final entre Brasil e Suécia. A transmissão da partida foi feita pelos narradores Jorge Cury e Oswaldo Moreira (cada um fazia a narração dos lances de um lado do campo). Os comentários da partida foram de Guilherme Sibemberg (que na época era jornalista da Rádio Gaúcha) e a apresentação foi Antônio Cordeiro, que estava nos estúdios do Rio de Janeiro.(...)."




Um abraço sonoro,


Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com



Grade do Rádio Esportivo- Anos 40/50

Caros, sintonizadores,

aqui, está uma pequena amostra de uma revista de época(acredito eu, em uma coluna chamada "O Rádio Esportivo"), que eu creio que seja da década de 1940/1950 dos programas esportivos das emissoras radiofônicas do Rio de Janeiro, Prestem a atenção que o programa da Rádio Nacional era o No Mundo da Bola, com o Antônio Cordeiro na apresentação e a apresentação era no horário das 18:30 horas). RECORDAR É VIVER!



Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

Áudios da Rádio Nacional- Comunidade do Orkut

Caros Dials,

com a escassex de material em áudio da equipe esportiva Rádio Nacional antiga e novos que surgirão, no momento, estou pegando da comunidade da rede social Orkut "Feras do Rádio Esportivo". 

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

Cartaz da Equipe Esportiva nos anos 70 da Rádio Nacional

Olá, radionautas,

para promover a nova formação da equipe esportiva da Nacional, o então chefe da equipe José Carlos Araújo, promoveu na imprensa publicitária, vários cartazes como este aqui:


Postarei a parte escrita de um outro poster xerocado, que aparece os "4 mosqueteiros"(Zé, Apolinho, Deni e Mendes), desejando aos caros ouvintes a virada de 1977 para 1978 com o bordão que virou marca registrada do Zé na sua  conturbada vinda para a Nacional nos anos 70: "MUDEI E GOSTEI".

_____________________________________________________________

FELIZ 1978
OUVINTE NACIONAL

"Se 77 foi bom para você, que Mudou e Gostou, desejamos que 78 seja muito melhor, ouvinte da Rádio Nacional. E vamos continuar trabalhando para isso: entrando em campo com toda garra, suando a camisa, correndo com vontade atrás da bola, acompanhando os lances sempre de perto, cobrindo em cima todas as notícias do seu clube e torcendo em todos os jogos pela vitória do seu time. E pelo sucesso dos nossos anunciantes - os mais importantes do futebol brasileiro - que continuam confiando no nosso trabalho".
______________________________________________________________


Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

Abertura do Show de Bola Nacional- Na Íntegra


Olá, rádionautas,

até 2005, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tinha na íntegra, a bela abertura que eu porei agora que eu acredito ser dos anos 80. Numa das palavras, o locutor  Jair Lemos, cita: "desde os tempos de Antônio Cordeiro". Na época em que estava iniciando na Facha(faculdade de jornalismo), sempre quando ouvía esta oração, sempre me questionava: "puxa vida, quem foi ANTÔNIO CORDEIRO?"

Gostaria neste primeiro momento, junto com um brevíssimo histórico da emissora, contar um pouco sobre a IMPORTÂNCIA do Cordeiro tanto para a emissora(além de âncora, foi o chefe da equipe esportiva da emissora nos anos 40), foi ele quem introduziu o "Sistema Duplo de narração" e a implementação do programa esportivo ainda no ar, que é o mais antigo do rádio esportivo, o "No Mundo da Bola". Estes temas, ficarão para mais adiante.

Um abraço sonoro,

Isabeça Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

O Objetivo do Rádio Nacional Paixão Clube

Olá, rádionautas,

após encerrar por ora um ciclo com um "até breve" ao Blog do Rádio Carioca(http://blogdoradiocarioca.blogspot.com) , fiquei por um bom tempo me questionando  o meu lado jornalístico, que já estava um tanto quanto "atrofiado".

Ao lançar este blog, gostaria e conto com cada um de vocês para fazermos e construirmos o novo espaço, onde tentarei levar ao público, não apenas um mero repetidor de paixão pela emissora e sim, a punjança dela na formação da cultura popular, ressaltando APENAS O LADO HISTÓRICO E FUTEBOLÍSTICO DE UMA EMISSORA QUE TEM 76 ANOS DE HISTÓRIA NA MEMÓRIA DO POVO BRASILEIRO.

Portanto, demandará tempo, responsabilidade de levar até vocês um material qualificado e algumas pesquisas que me debruçará numa linha tênua do que é A RÁDIO NACIONAL, hoje na internet e no Rio de Janeiro nos KHZ 1130 AM, relacionado ao futebol(um tanto quanto insignificante, mas que ao longo deste desfiar de prosa, espero contribuir com alguma coisa para a sociedade. CONTO COM VOCÊS E SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

José Carlos na Rádio Nacional em 1999

Em uma entrevista histórica na Rádio Nacional, após 15 anos deixar a equipe esportiva da Praça Mauá, o radialista esportivo José Carlos Araújo, atualmente na Bradesco Esportes(91.1 FM), concedeu uma bela entrevista de 50 minutos ao Carlos Borges no Papo de Esportes, numa quinta-feira, 28 de outubro de 1999.

Nela, Zé "deu um banho" de simplicidade, honradez e desde aquela época, olha só, antes da internet "bombar" e de termos banda-larga, ele já tinha um sonho de estar numa equipe FM. No entanto, pelo AMOR à Rádio Globo, o AM ainda era muito forte e pelo "bafafá" que iria ocasionar na época com a sua migração para um FM, ele preferiu continuar por mais de 10 anos no AM. A entrevista teve a participação do então comentarista de carnaval Tárcio Santos(que por vezes era repórter de campo da Nacional nos anos 90).

Para quem quer se espelhar e mirar numa pessoa que, aos 72 anos, faz o que ama e sem ter a empáfia maldita por SER O MELHOR POR TER O DOM, espelhem-se no Zé!

Agradecimento ao Michel Menaei, do site Rádio de Verdade, pelo áudio.



Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com

Poster da Rádio Nacional Para a Copa do Mundo de 1978

Caros dials,

Um Bom Dia! Para abrir este novo blog, aqui vai um banner publicitário, cujo foco era chamar a torcida brasileira para ouvir a Rádio Nacional, que na época, era nos KHz 980 AM, no Rio de Janeiro(atualmente nos KHz 1130 AM).

O chefe desta emissora tradicional e que sacudiu o dial carioca nos fins dos anos 70 e início dos 80, foi o QUERIDÍSSIMO José Carlos Araújo, com um slogan que virou mania: "Mudei e Gostei".

Veja o poster e vamos reviver a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, o Zé, Denis Menezes, o INESQUECÍVEL Luiz Mendes e tantos outros.


Um abraço sonoro,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mais do que Uma emissora radiofônica: Uma Paixão

Olá, rádionautas,

em termos da Era Digital da evolução da banda larga no século 21, há uma rádio no Rio de Janeiro, que há 76 anos palpita initerruptamente no dial KHz 1130 AM: A Rádio Nacional.

Este novo blog, abordará na véspera para disputarmos uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo no Brasil em 2014, a "Emissora da Praça Mauá", transmitirá com um som digital límpido de 100 quilowatts no Am, na web e quem sabe, futuramente no FM, as transmissões futebolísticas.

Como jornalista, abordarei somente os fatos históricos que a "Vovó" incutiu e incute até hoje no povo brasileiro.

Que você seja muito bem vindo e embarque comigo nas maiores emoções: o futebol e a RÁDIO NACIONAL.

Um dial carinhoso,

Isabela Guedes
radionacionalfutebolclube@gmail.com